A 10ª edição do Fórum Permanente de Inovação, Ciência e Tecnologia, realizada dia 30/11, na Câmara de Americana, trouxe um tema muito atual: a Inteligência Artificiale suas possibilidades de aplicação aos negócios. O Sinditec é integrante do Fórum, criado por iniciativa do vereador Silvio Dourado, e foi representado nessa reunião pelos assessores Adao Souza e Mirna Ferrez.
O assunto foi abordado pelos especialistas: Alexandre Mello Ferreira – Recod.ai/Unicamp, Cátia Santos – IA Médica e Giuliano Coan – Coan Edtech/ Google Trainer. A diretora de Tecnologia da Educação da Secretaria de Educação de Americana, Alessandra Miranda Pereira, esteve presente, acompanhada por alunos da Etec Polivalente e os alunos tutores do 8º ano do Caic, que fazem parte de um programa de tecnologia na escola.
Também participaram representantes da MicroData, diretoria de ensino de Americana, Faculdade de Americana, Centro Paula Souza, OAB, Senai, colégio Politec, DPO Net, Fatec e do Senac.
O vereador Silvio Dourado destacou o trabalho desenvolvido durante as dez edições do Fórum. “Estamos unindo pessoas e integrando instituições. Tenho visto que cada vez chegam mais pessoas ao Fórum, que é um importante instrumento pelo bem comum e pelo progresso do povo americanense. Nós discutimos temas essenciais para a economia da nossa região, como o empreendedorismo, as soluções para o setor têxtil, cidades inteligentes, tecnologias para a educação e tantos outros. Estamos contribuindo para um futuro melhor para nossa cidade”, comentou.
O professor Alexandre Ferreira discutiu o crescimento do uso de ferramentas de IA e os impactos sociais. O mestre em Educação Giuliano Coan apresentou dados sobre o uso da inteligência artificial em empresas e em sistemas educacionais. O surgimento de novas profissões ligadas ao desenvolvimento tecnológico foi discutido pela cientista de dados da IA Médica, Cátia Santos.
(Com informações da Câmara de Americana)