O Sinditec (Sindicato das Indústrias Têxteis de Americana e Região) lança hoje (28/02) o primeiro “Concurso de Comunicação de Valorização do Setor Têxtil”. Projeto que envolverá estudantes das instituições da região, desde o ensino médio, cursos livres e ensino superior, que terão oportunidade de criar uma campanha real tendo como tema central a valorização do setor têxtil.
Além de promover uma maior visibilidade ao setor têxtil da região, esse projeto também tem como propósito incentivar alunos da região que estão cursando graduação e ensino técnico na área de Comunicação – Publicidade e Propaganda, Marketing, Design Gráfico e áreas correlatas com um portfólio prático, apresentar suas aptidões profissionais, divulgar seus trabalhos na região e às agências de publicidade e marketing.
O concurso foi motivado a partir da lei nº 6.792/2023, sancionada em janeiro pelo prefeito Chico Sardelli, que institui a Semana de Valorização do Setor Têxtil e de Confecções em Americana. O projeto de lei que originou a lei é de autoria do vereador Silvio Dourado, aprovado pelos demais vereadores na Câmara Municipal. A cidade é conhecida como “Princesa Tecelã” por seu contexto histórico, centro da atividade têxtil, e marco de inovação nesse segmento.
Podem participar do concurso estudantes que estejam matriculados em instituições de ensino de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré, cidades que fazem parte da base de atuação do Sinditec. No caso de instituição de ensino a distância, os inscritos devem ser moradores há pelo menos seis meses em um desses municípios. Recém-formados de 2023 também podem se inscrever. As inscrições podem ser feitas até dia 13 de março.
Avaliação - A participação poderá ser individual ou em grupo de até cinco pessoas. A campanha, com as peças estabelecidas no edital, deve ser enviada até 2 de maio. O Sinditec convidará profissionais da área de Marketing e Comunicação da região para avaliar os trabalhos nos quesitos de criatividade, layout, usabilidade e adequação ao tema. Também participarão da banca representantes do Sinditec, Prefeitura de Americana, Câmara de Americana e Fatec. A avaliação final e escolha das melhores campanhas acontecerá dia 15 de maio.
“Trazer os jovens para perto do setor com certeza resultará em excelentes campanhas, mostrando a importância que a indústria têxtil continua tendo para a nossa região. Mesmo diante de cenários adversos, por meio de inovações e da modernização de seus processos, o têxtil se consolida como uma força pujante, relevante e competitiva, e geradora de milhares de empregos”, comentou o presidente do Sinditec, Leonardo Sant’Ana.
O concurso tem apoio da Prefeitura de Americana.
Para fazer inscrição, os estudantes devem acessar o link: https://forms.gle/dTmNiP9HRhH9nnnr5
Estiveram presentes no lançamento o secretário municipal de Comunicação, Leon Botão, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros, o vereador Silvio Dourado, representantes da FAM (Faculdade de Americana) , Centro Universitário Salesiano (Unisal) e Etec Polivalente, e do JET (Jovens Empreendedores Têxteis), Bianca Ulian, Luccas Dias e Felipe Zázeri Azevedo.