A viabilização de oportunidades de capacitação profissional para alunos dos terceiros anos do Ensino Médio das Escolas Estaduais de Americana foi discutida em reunião realizada nessa quarta-feira (02/08), no Centro Universitário Salesiano (Unisal). O Sinditec esteve presente, sendo representado pela assessora Mirna Ferrez.
Ainda este ano, no mês de outubro, será realizado um programa piloto no Unisal com algumas escolas selecionadas para a ação. O Sinditec fará uma apresentação sobre as oportunidades de emprego e carreira nas indústrias do setor têxtil.
O público para este programa serão os jovens alunos do Ensino Médio Estadual que terão uma preparação para o mercado de trabalho seja como empregados ou empreendedores. Para as atividades haverá a parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Americana, Diretoria Regional de Ensino, Unisal e Sinditec e demais entidades que possam contribuir para esse desenvolvimento.
A ideia surgiu após visita do vereador Silvio Dourado ao secretário de Desenvolvimento Econômico de Nova Odessa, Rafael Brocchi de Mattos, que apresentou o programa Novatec, que atende os alunos do Ensino Médio da rede pública para dias de formação para o mercado de trabalho.
Participaram da reunião, o vereador Silvio Dourado, o diretor regional de Ensino do Estado de São Paulo, Haroldo Ramos Teixeira, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Americana, Rafael de Barros, o reitor do Unisal, Padre Sérgio Augusto Baldin Júnior.
Após esse encontro, o vereador protocolou uma indicação na Câmara de Americana sugerindo à Prefeitura a realização de atividades de formação para preparação profissional de alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública de ensino estadual para prepará-los ao mercado de trabalho.