O Sinditec promoveu um encontro com seus diretores essa semana com o tema “Hub de Inovação”. O objetivo foi trazer aos empresários têxteis informações mais detalhadas sobre o que é e como funciona um Hub de Inovação; as razões essenciais para criação e gerenciamento de um Hub de Inovação, e os benefícios de um Hub para as indústrias têxteis.
Também foram citados exemplos de algumas corporações brasileiras que criaram seus próprios Hubs de Inovação, em busca de colaboração externa e para encontrar novas soluções e tecnologias para os seus problemas. Hoje, há dezenas de Hubs de Inovação funcionando no país em diferentes formatos: públicos, mistos ou privados, e muitos são voltados para a indústria.
O tema foi abordado com a participação de convidados: Rafael de Barros, secretário de Desenvolvimento Econômico de Americana, Fábio Gerlach, gerente regional do Sebrae-Piracicaba, Leandro Zanini, diretor titular do Ciesp Americana, Jonathan Nunes Boilesen, fundador e CEO da Boilesen – Inteligência, Estratégia e Inovação, e Luiz Henrique Dias, head de Indústria da Boilesen.
Visitas a Hubs de Inovação instalados em Piracicaba aconteceram recentemente com representantes dessas entidades e outros centros de inovação e tecnologia também serão visitados.
O presidente do Sinditec, Leonardo Sant’Ana, comentou que todas as ações têm sempre como foco o fortalecimento do setor têxtil na região. “É importante trazer aos empresários esclarecimentos e novas possibilidades que podem beneficiar as indústrias de modo geral, trazendo soluções para problemas comuns e conexão para esse ecossistema que temos em nossa região. E isso passa por questões que envolvem investimentos em tecnologia e inovação”, ressaltou.