A 7ª reunião do Fórum Permanente de Inovação, Ciência e Tecnologia teve como tema soluções para empresas do setor têxtil – um dos principais setores econômicos de Americana. O evento aconteceu dia 05/04 na Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Silvio Dourado.
O Sinditec foi representado pelo presidente Leonardo Sant’Ana, pelo consultor Adao Souza e pela assessora Camila Magri. Do departamento dos JETs (Jovens Empreendedores Têxteis) estiveram presentes Luccas Dias e Fernando Falcade, da Têxtil Três Ellos.
Segundo o vereador Silvio Dourado, o evento tem impactado nas discussões entre setores produtivos locais. “O Fórum tem trazido grandes frutos para Americana. Falávamos como a cidade se encontrava no início de 2012, no sentido de movimento de integração de tecnologias, e hoje percebemos que as instituições se encontram comprometidas. Tornou-se latente o desejo pelo bem comum”, enfatizou.
O presidente do Sinditec, Leonardo Sant’Ana, destacou o panorama econômico do setor atualmente. “O setor têxtil, hoje, precisa entender a História para compreender como direcionar o futuro. Esse setor mudou muito na região, muitas tecelagens foram fechadas, porque as características do setor mudaram. Hoje temos teares com alta produção, mesmo com menos máquinas em comparação ao passado, mas é um setor cada vez mais forte na região. Buscamos isonomia: queremos que o produto importado pague a mesma quantidade de impostos, além de tributação igual entre os estados”, ponderou.
“Nossa região está em primeiro lugar em manufaturas têxteis, nosso estado é o maior no setor. Em 2020, os investimentos chegaram a um bilhão de reais. São 43 bilhões de faturamento anual. Setor de alta empregabilidade para mulheres, principalmente nas confecções”, apontou o consultor Adão de Souza.
Relevante - O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Americana, Rafael de Barros, falou da relevância do tema e elogiou o nível dos debates do Fórum. “Essa Iniciativa do Legislativo é louvável, onde o Executivo sempre se faz presente. Vejo a presença aqui dos que trabalham fortemente para desenvolver inovação e tecnologia em Americana, que não é mais nem o futuro, é parte do nosso presente. Se a gente não desenvolver essa questão, a gente entra em colapso”, observou.
A reunião contou ainda com apresentações do representante da rede de negócios digital Leag Group, Luiz Henrique Dias, que falou sobre a plataforma implantada pelo Sinditec para conectar a cadeia têxtil; e do consultor do Sebrae Anderson Santos, que abordou o planejamento participativo, os temas estratégicos e planos de ação do Arranjo Produtivo Local (APL) Têxtil e Confecção da região. A próxima reunião do Fórum terá como tema a apresentação do Hackaton (desafio para busca de soluções) para empresas do setor têxtil.
Informações: Câmara de Americana