No mundo da gestão corporativa, Métricas e Indicadores são ferramentas essenciais para qualquer tipo de curadoria e análise de dados.
Enquanto as métricas são medidas brutas como valores e quantidades, os indicadores são as medidas calculadas, geralmente representadas por percentual; podemos afirmar que os Indicadores são compostos pelas métricas.
Atualmente, plataformas de Business Intelligence (BI) envolvem desde coleta de dados até a transformação desses dados em informações mensuráveis, com o propósito de promover a tomada de decisões estratégicas inteligentes. Métrica, é tudo aquilo que poder ser mapeado, medido e que não necessariamente direciona ações norteadoras, é o processo para chegar no indicador.
Em se tratando de análises de dados, os KPIs (Indicadores Chave de Performance) geralmente são alinhados com as estratégias, métricas e objetivos. Sejam quais forem os KPIs eleitos é importante lembrar que eles precisam ter objetividade e periodicidade, ser mensuráveis, verificáveis e ainda, ter um valor agregado. Cada setor tem os seus próprios KPIs, alinhados com os objetivos da empresa.
Ainda neste sentido métodos ágeis de gestão como OKR (Objetivos e Resultados Chaves) são ferramentas essenciais para análise exploratória de dados. São indicadores chaves para os objetivos por período (mensurados semanalmente, mensalmente ou trimestralmente, por exemplos). O Propósito é garantir que o KPI seja atingido de acordo com o planejado, ele nos mostra, sinaliza o que de fato aconteceu.
Exemplos de indicadores:
CAC - Custo de aquisição de cliente.
Life Time Value – mensura a receita que um cliente pode gerar para a empresa a longo prazo.
Win Rate – Tempo de conversão.
Lead Time – Tempo de cada venda.
Employee Satisfaction Index – Índice de satisfação do colaborador.
Os dados relevantes conversam com o momento e a natureza do negócio alinhado com a missão, visão e valores e objetivos da empresa, dentro de determinado prazo. Esse tipo de análise proporciona uma visão clara do grau de eficiência, eficácia, atendimento, qualidade, lucratividade, liquidez, etc.
Quanto ao processo de democratização e concessão de acesso, as informações podem ser divididas em camadas, para garantir a segurança do inventário e manter o sigilo dos dados mais sensíveis.
E para finalizar, decisões rápidas e sólidas no presente geram resultados no futuro próximo, para isso há a necessidade da construção de indicadores confiáveis e relevantes para que a tomada de decisões seja mais assertiva possível.
Com carinho,
Regiane
To be able to comment, please log in by clicking the button below.
Login