Como humanos, devermos reconhecer que em alguns momentos somos bem assertivos e em outros, nem tanto.
Um bom profissional, líder, gestor, CEO deve estar atendo ao feedback o tempo todo. Essa ferramenta muitas vezes subestimada, contribui com o nosso desenvolvimento, contribui para a integração da equipe, estimula o crescimento e desenvolvimento pessoal.
A todo momento estamos recebendo o feedback. Essa arte, assim por mim considerada pode e deve ser uma via de mão dupla. Partimos do princípio e do propósito de se utilizar de forma respeitosa para que de fato o feedback possa contribuir com os envolvidos.
Mas, se você realmente quer evoluir como pessoa e como profissional, não perca a oportunidade de receber e pedir feedback.
Segundo O Master Coach Paulo Vieira, uma das pessoas que para mim é referência nos diz: Feedback são bênçãos de Deus!!! Se assim você considerar, fica muito mais leve dar e receber feedback.
Aquele feedback que é mais dolorido, é onde você deve pôr o seu foco. Ali pode estar exatamente a solução para aquilo que tanto procura ou quer alcançar.
Para aqueles que desejam se desenvolver de maneira mais rápida e efetiva investir nessa prática é promover o autoconhecimento. Para quem se conhece bem sabe que daquele feedback pode ser revelado o gatilho mental para determinados comportamento que queremos melhorar, modificar ou até mesmo eliminar.
Na hora de receber um feedback evite reagir, não é fácil escutar, mas é de nossa responsabilidade estar abertos para se tornar melhores e ter mais resultados.
Se for bom agradeça, se não for bom, agradeça também!!! E se você como líder entender o perfil de sua equipe certamente fará do feedback algo realmente muito apropriado e adequado, fazendo os ajustes da comunicação de acordo com perfil da pessoa. Todas as partes ganham.
Para que o feedback tenha efeito, deve ser customizado e não padronizado. Específico e não genérico.
Na prática o feedback deve ser excetuado em lugar apropriado e de forma discreta, jamais exponha a pessoa, e se possível fornecer o feedback no momento do acontecido, isso aumenta a oportunidade e de gerar resultado, aprendizado e melhoria e se assim não for providenciar o feedback o mais rápido possível após o evento.
O feedback após o evento acaba sendo mais informal e mais frequente, mas nem por isso perde a sua importância.
Há também o feedback com prazos pré-estabelecidos, que normalmente são de uma ou duas vezes por ano. Aqui focamos o feedback diário, como um hábito saudável, que consideramos essencial para alcançar uma rotina de alta performance na empresa, aumentando a satisfação da equipe e consequentemente impactando diretamente os resultados da empesa.
RMC Consultoria e Treinamentos.
To be able to comment, please log in by clicking the button below.
Login