A Associação Comercial do Ceará – ACC entregou o seu vigésimo quarto TROFÉU CARNAÚBA – 2021, ao Economista Alci Porto Gurgel, dirigente do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas no Estado do Ceará – Sebrae/Ceará. A cerimônia, como já é uma tradição no meio empresarial cearense, celebrou os 155 anos de criação da associação de empresários.
Criado em 13 de abril de 1997 para homenagear destacados empreendedores cearenses no âmbito empresarial, pelo então presidente da ACC, Lívio Silva de França, e marcar o aniversário da corporação fundada em 13 de abril de 1866 – portanto, há 155 anos em 2021 – o troféu já premiou exatos 24 dirigentes cearenses, entre homens e mulheres que se sobressaíram na vida pública como pessoas à frente de grandes empreendimentos como a Presidente do Grupo Edson Queiroz, Dona Yolanda Vidal Queiroz; Edyr Rodrigues Rolim, Ivens Dias Branco, José Dias Macedo, Tasso Jereissati, Humberto Bezerra, Beto Studart, etc.
Mais de um século e meio
Com mais de um século e meio de atividades, a ACC guarda uma expressiva história de lutas, desafios e conquistas cearenses no setor empresarial. O seu atual presidente, empresário João Porto Guimarães, nos últimos anos, à frente da entidade e da realização da festa de entrega do TROFÉU CARNAÚBA, vem criando uma cultura de interesse de reconhecimento da história empresarial do Ceará no seio da sociedade cearense.
No seu discurso na festa de entrega do troféu ao dirigente do Sebrae/CE, João Porto Guimarães destacou as inúmeras “personalidades, lideranças e ilustres empreendedores conterrâneos que mostraram relevantes serviços e se destacaram nacionalmente na sua atuação sempre pautada na defesa dos interesses maiores das atividades econômicas do estado, e do fortalecimento da nossa economia’’.
Disse ainda que “ao longo desses anos todos, a Associação Comercial do Ceará tem construído uma história assentada em três sólidos pilares: Ética em todas as suas relações; uma consulta pautada sempre nos princípios da moralidade; e a defesa intransigente da dignidade humana”.
Enumerando conquistas vitais para o desenvolvimento econômico do estado do Ceará e o destaque que hoje o estado apresenta no cenário nacional e internacional, ao longo das suas atividades, como criação da Estrada de Ferro do Ceará, Porto do Mucuripe, Banco do Nordeste e Sudene, Porto Guimarães salientou que a ACC também mostrou um grande desempenho no setor social, como “as diversas campanhas de combate às secas, e no socorro às vítimas dessas e de outras calamidades’’.
O dirigente da ACC ainda no seu discurso de entrega do TROFÉU CARNAÚBA ao homenageado do ano/2021, Alcir Porto Gurgel, fez questão de afirmar “ que a Associação Comercial do Ceará foi uma das grandes responsáveis por fazer o Ceará, da condição de província, ainda nos idos de 1866, quando foi criada, ao patamar de um estado forte e competitivo, capaz de enfrentar os desafios do terceiro milênio’’.
Para ele é muito “gratificante’’ fazer parte dessa história regional, e também homenagear o “meu amigo Alci Porto’’, e destacou, também, as parcerias realizadas com o Sebrae e sua importância para a valorização e o desenvolvimento dos pequenos negócios’’.
Agradecimentos
O economista Alci Porto Gurgel agradeceu a outorga “Troféu Carnaúba’’, e concomitantemente todo o carinho que recebeu da Associação Comercial do Ceará ao longo desses anos, em especial na pessoa do seu presidente João Porto Guimarães, que sempre levantou a bandeira forte da profissionalização no estado. A participação dos empresários e Conselheiros do Sebrae/CE contribuíram para que esse caminho levasse a um resultado de uma vida melhor para o povo cearense.